pensamento critico e opinao de massa
Antes de estabelecer a relação entre pensamento crítico e dominação das massas, é necessário definir o que é cada um desses conceitos. Destaca-se que “a filosofia sempre esteve ligada ao momento em que os que homens e mulheres começaram a fazer perguntas sobre a sua existência”. (http://clickfilosofico.blogspot.com.br/2011/04/filosofia-pensamento-critico.html. Acessado em 26/08/13 às 15 h e 35 min).
Assim, o pensamento crítico está relacionado com a busca da reflexão sobre os fatos que ocorrem na vida social (política, econômica). Ou seja, pensar criticamente refere-se à busca, à análise do contexto apresentado, com vistas na busca de alternativas melhores para a realidade que se apresenta.
Dessa forma, o pensamento crítico é “uma atividade de esclarecimento e de autonomia de pensamento, pensar por si, conhecer a verdade do mundo”. (http://clickfilosofico.blogspot.com.br/2011/04/filosofia-pensamento-critico.html. Acessado em 26/08/13 às 15 h e 35 min).
Já por dominação das massas pode-se definir como uma tentativa de controle de um (aquele que teria o poder – dominador) sobre o outro (aquele que seria dominado em virtude de questões econômicas, sociais). Logo, dominar a massa é sobrepor-se sobre o outro, não deixando-o buscar sua independência ou autonomia, pois, caso isso ocorra, o poder seria descentralizada (não estaria mais concentrado na mão de poucos).
Assim, a dominação das massas ocorre devido ao fato de alguns (pelo seu poder) dominarem os outros, que, por algumas condições, não conseguem modificar as relações entre dominador e dominado.
Após fazer essa breve referência pode-se estabelecer a relação entre pensamento crítico e dominação das massas. A dominação das massas está relaciona ao fato da pouca criticidade (pensamento crítico) que se tem acerca da realidade, já que é por meio da reflexão, atuação social crítica que se altera a realidade social.
Quando houver