GESTALT
FICHAMENTO - GESTALT
CONTEXTO HISTÓRICO
Surgiu na Europa no século XIX. O estudo da psicologia era fundamentado em fatos observáveis do comportamento humano, manifestados por estímulo – resposta.
GESTALT
Fazia crítica a redução dos elementos mínimos sensoriais causados por estímulos físicos e ao introspeccionismo, onde pesquisador e pesquisado eram treinados, e também ao fato de sensação e percepção não serem coisas distintas no projeto de psicologia experimental de Wundt. Trabalha com a ideia de relação entre os elementos que seria responsável pela percepção, ou seja, a percepção de algo não era formada pela soma das partes desse algo, mas sim pela relação do todo.
OBJETO DE ESTUDO
Tem como objeto de estudo a experiência, tal como ela ocorre, e a percepção que o indivíduo tem dela.
MÉTODO
Utilizava o método fenômeno descritivo da experiência tal e qual aparece na percepção do sujeito não treinado para a experiência.
Alguns dos principais destaques da Gestalt são:
Christian von Ehrenfels: chama de QUALIDADES ESTRUTURAIS as características da experiência sobre as relações entre os elementos desta, que pertencem ao campo da sensibilidade, ou seja, são dependentes das sensações.
Alexius Meinong: trabalhava com a noção de objetos fundantes ou inferiora, que seria os elementos por meio dos quais se daria uma relação e objetos fundados ou superiora, são as relações propriamente ditas entre os elementos.
Os dois eram da Escola de Graz.
Kohler: fez pesquisas sobre o comportamento animal realizando testes em chimpanzés. Acreditava que a Gestalt abrangia a aprendizagem, o comportamento e o pensamento.
Wertheimer: denominou a ilusão de movimento feitos por dois focos fixos de luz que acendiam e apagavam imediatamente um após o outro de Fenômeno PHI. Estabeleceu alguns princípios da organização perceptiva: proximidade, continuidade, semelhança, figura e fundo, simplicidade e preenchimento.