Pensadores
Seu nome é Jean-Jacques Rosseau. Nasceu doa 28 de junho de 1712 e morreu em 2 de julho de 1778.
Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
John Dewey
Seu nome é John Dewey. Nasceu 20 de outubro de 1859 e morreu em 1 de junho de 1952.
John Dewey foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano. É considerado o expoente máximo da escola progressiva americana
Para Dewey era de vital importância que a educação não se restringisse à transmissão do conhecimento como algo acabado – mas que o saber e habilidade adquiridos pelo estudante pudessem ser integrados à sua vida como cidadão, como pessoa.
Sua idéias, embora bastante populares, nunca foram ampla e profundamente integradas nas escolas públicas norte-americanas, embora alguns dos valores e premissas tenham se difundido. Suas idéias de "Educação Progressiva" foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria, quando a preocupação dominante era criar e manter uma elite intelectual científica e tecnológica, para fins militares. No período pós-Guerra Fria, entretanto, os preceitos da Educação Progressiva ressurgiram na reforma de muitas escolas, e o sistema teórico de educação formulado a partir das pesquisas de Dewey tem evoluído.
William Kilpatrick
Seu nome é William Kilpatrick, nasceu 20 de novembro de 1871 e morreu em 13 de fevereiro de 1965.
Ele foi uma figura importante na educação progressiva movimento do início do século 20. Criou o método de Projetos.
Kilpatrick tinha vários críticos, mas muito mais admiradores e seguidores.