clima
Região climática localizada próxima ao Equador com elevadas temperaturas e grande umidade ao longo do ano. Favorecem o desenvolvimento de uma vegetação densa, com árvores de mais de 60 metros de altura.
Entre as florestas mais importantes estão:a da Amazônia (América do Sul); a do Congo (África); e a da Indonésia e Malásia (Ásia).
Nas regiões de clima tropical predominam as elevadas temperaturas e a alternância entre estações secas (inverno) e úmidas (verão). A cobertura vegetal caracteriza-se por duas formações: as savanas e as florestas tropicais. Também aparecem, nas áreas alagadas, e, junto ao litoral, .
As savanas são formações arbustivas que apresentam raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. No Brasil, as savanas correspondem ao .
As florestas tropicais são encontradas próximas ao litoral e possuem algumas características das florestas equatoriais: são densas, ombrófilas (presença de umidade praticamente o ano inteiro), heterogêneas, com espécies latifoliadas, estratificadas, com grande biodiversidade. A floresta tropical original do Brasil, denominada , recobria trechos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Esse tipo de vegetação também é encontrado na África e no Sul e Sudeste asiáticos (clima de monções).
O clima temperado abrange parte do hemisfério Norte (América do Norte, Europa e centro da Ásia). No Hemisfério Sul, sua ocorrência é restrita (extremo sul da América do Sul). Caracteriza-se por quatro estações bem demarcadas, percebida nos diversos aspectos da vegetação ao longo do ano. As árvores das florestas temperadas perdem todas as folhas ou parte delas no outono/inverno (decíduas ou caducifólias).
As formações herbáceas também são típicas dessa região climática e recebem o nome de estepes ou pradarias. São muito presentes nos papas argentinos. No Brasil, esse tipo de vegetação é denominado (Rio Grande do Sul). Os pampas ou campos gaúchos apresentam clima