Pendulo
Quando um corpo é mergulhado em fluido em equilíbrio, o fluido exerce pressão em todos os pontos da superfície do corpo que esteja em contato com ele. A pressão é maior nas partes imersas mais profundas. A resultante de todas estas forças de pressão é uma força vertical, dirigida para cima, denominada empuxo do fluido sobre o corpo imerso.
O Princípio de Arquimedes é uma consequência das leis da estática dos fluídos, e diz que todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical dirigido para cima, de módulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Objetivo
Determinar o empuxo sofrido por um corpo imerso em água aplicando o Princípio de Arquimedes.
Fundamentação Teórica
Materiais
1 Dinamômetro
1 Paquímetro
1 Becher
2 Cilindros metálicos
1 Linha
1 Balança
Água
Metodologia
A experiência começou com a escolha de dois cilindros metálicos diferentes, e com o auxílio de uma balança a massa foi medida.
Em seguida, foram medidos o diâmetro e a altura dos cilindros metálicos com o auxílio do paquímetro. O peso dos cilindros foi novamente medido, mas com o dinamômetro, em volta do cilindro foi amarrada uma das pontas da linha e a outra ponta foi amarrada na ponta do dinamômetro, e assim o peso foi medido. Depois com o becher cheio de água, a etapa anterior de medir o peso com o dinamômetro foi feita novamente, mas dessa vez mergulhando o cilindro pendurado pela linha no becher, que é o peso aparente. Depois de colher todos os dados necessários, foram feitos os cálculos.
Cilindro Menor:
Peso com balança - 40,5 gr
Diâmetro - 1,25cm = 0,0125m
Altura - 5,37cm=0,0537m
Raio = Diâmetro/2
Raio = 0,00625m
Peso com dinamômetro - 0,52N
Peso aparente - 0,44N
Cilindro Maior:
Peso com balança – 70,9 gr
Diâmetro - 1,69cm = 0,0169m
Altura – 5,5cm=0,055m
Raio = Diâmetro/2
Raio = 0,00845m
Peso com dinamômetro - 0,83N
Peso aparente - 0,72N
Resultados
Cilindro Menor