Exportação de frango brasileiro
INTRODUÇÃO
O mercado avicultor tem adquirido uma importância crescente no desenvolvimento da economia brasileira, particularmente na última década. O grande dinamismo que o mercado apresenta em sua produção, industrialização, comercialização, progresso tecnológico e mercado externo, além da forte geração de empregos e renda para a população brasileira, o colocam em uma posição de destaque. Portanto, o objetivo do trabalho consiste em analisar o histórico e a tendência do mercado de exportação de frangos brasileiros, buscando verificar quais são as empresas que detém o maior market share, quais são os seus maiores mercados e as direções que o mercado pode seguir de acordo com seu comportamento recente.
Devido ao fato dos preços da carne de frango costumarem ser inferiores ao de outras carnes, além do desenvolvimento da cadeia produtiva do setor avícola, o consumo do produto é intensificado, tanto externa como internamente (BARCELLOS, 2006; GONÇALVES e PEREZ, 2006). Além disso, a produção de carne de frango é o segmento mais dinâmico do mercado aviário devido aos seus preços competitivos (GONÇALVES e PEREZ, 2006).
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E BREVE HISTÓRICO
1.1 Fundamentos teóricos
O princípio básico de “vantagens comparativas” postula que o comércio entre os países decorre do fato de as nações poderem obter vantagens com a negociação de um produto através da utilização do fator de produção mais abundante e da tecnologia de produção mais eficiente (KRUGMAN e OBSTFELD, 2005).
No entanto, segundo Porter (1993), estes pressupostos não condizem com a realidade, jé que outros elementos, além da dotação de fatores, possuem papel essencial no comércio internacional, o que conduz a uma análise sob o enfoque de competitividade. Sob este aspecto, o comércio internacional passa a ser influenciado por vários outros fatores, como tecnologia disponível, preços, custos dos insumos,