Gravimetria
CAMPUS DE CHAPADÃO DO SUL - CPCS
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA - AULA PRÁTICA
Turma: 02
Professor: Matildes
Experiência Nº 01: GRAVIMETRIA
Equipe 3
Chapadão do Sul - MS
05 de FEVEREIRO de 2012.
I – Introdução: Buscando entender melhor a simplicidade das reações químicas no propusemos a testar em laboratório técnicas explicadas pela professora dra matildes a fim de confirmar a teoria por ela ensinada.
II – Objetivos: Conhecer equipamentos e sua metodologia de utilização durante as analizes químicas, além de demonstrar na pratica o que temos visto em sala de aula sobre gravimetria buscando entender melhor os processos que ocorrem.
III.A - Parte Experimental:
Materiais Utilizados:
Funil
Suporte para funil
Béquer 350Ml
Béquer 600Ml
Béquer 500ml
Béquer 250ml
Conta gotas
Barra magnética
Bastão de vidro
Filtro quantitativo de diâmetro 18,5 cm, C41 faixa preta
Chapa aquecedora
Agitador Magnético
Pinças
Vidro de relógio
Dessecador
Cadinho M37
Mufla
Proveta
Procedimentos
Esquentamos a água na chapa aquecedora, e usamos a proveta para medir a água antes de colocá-la no Béquer de cloreto de Bário, fomos despejando a água de 20 em 20 ML até completar 100ML.
Logo depois colocamos o sulfato de potássio no agitador, junto com a barra magnética, e fomos acrescentando lentamente o cloreto de Bário com auxílio de um bastão de vidro. Deixando aproximadamente 10% do cloreto de Bário no béquer, para que depois de 20 minutos colocássemos o restante para verificar se continuava ocorrendo precipitação, deixando a solução em repouso.
Retiramos a barra magnética com auxílio de uma pinça, e lavamos a barra magnética com cloreto de Bário, após isso pegamos o vidro de relógio com a pinça, e tampamos a solução.
Colocamos nossos nomes no béquer, e deixamos a solução em