pendulo simples
CURSO: Engenharia Ambiental TURMA:
ALUNO(s): R.A(s).:
EXPERIMENTO: Pêndulo Simples
DATA: 13/08/2014
OBJETIVOS:
Obter o valor da constante gravitacional; obter a relação entre o comprimento do cordel, que sustenta o peso do pêndulo, e o valor do período; como também verificar qual a relação obtida nos gráficos contendo os dados do experimento.
REVISÃO TEÓRICA:
Nesse experimento há a segunda Lei de Newton que o rege, essa lei pode ser denominada também como princípio fundamental da dinâmica (movimento), que nos fornece a fórmula em que pode ser substituído por g, que se trata da aceleração gravitacional, e com isso tem-se a força resultante que atua sobre o sistema em si. Houve também a consideração e atuação de diversas forças nesse experimento, sendo elas a força peso que é obtida calculando , ou também, , como também a tensão no fio de algodão, que será obtida pela equação considerando que a força da tensão se anulará com a força peso. Considerou-se apenas ângulos pequenos pelo fato de que o movimento será praticamente retilíneo, como também será harmônico, ou seja, sempre se movimentará na total extensão do fio de algodão e também desprezou-se o atrito exercido no sistema.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Iniciou o experimento medindo o comprimento do fio de algodão, com um trena, ajustando-o a 90 cm, e então, num ângulo ≤ 15°, realizou-se 5 solturas do pêndulo, anotando-se o período de apenas uma oscilação completa.
Então calculou-se os valores do tempo médio referente à cada comprimento do fio, o desvio padrão, como também o tempo ao quadrado. Os dados então foram dispostos em uma tabela, e então construiu-se 3 gráficos, um de LxT e outro de L²xT em papel milimetrado, e então linearizou-se o gráfico de LxT no papel di-log.
RESULTADOS:
Á partir dos resultados obtidos e calculados construiu-se a Tabela 1, onde contém as medidas do comprimento do fio, o tempo referente