023561491414
396 palavras
2 páginas
ARTIGO DE JORNALatitude de Inês em relação ao pode acarretar ao longo de sua vida se continuar com tal atitude.
Claro pois é de fácil compreensão.
Original pois é uma situação vivenciada por ela mesma.
Adequado
Elementos de textualidade observados no texto P.S Eu te odeio (às vezes)
Intencionalidade: o texto possui uma comunicação eficiente, pois permite que as intenções comunicativas fiquem claras para o leitor.
Aceitabilidade: O escritor compartilha com leitor propósito, uma informação( de inibir impulsos em decorrência das consequências desagradáveis que os mesmos poderia gerar).
Situacionalidade: O texto reúne fatores que o torna adequado a uma situação atual que poderia ser vivido por qualquer pessoa.
Informatividade: As informações presentes no texto proporcionam ao locutor uma eficiente compreensão sobre o tema discorrido.
Intertextualidade: A situação comunicativa do citado texto faz referência a conhecimentos variados do interlocutor quando relata “traumas físicos e psíquicos”, “relacionamento conjugal”, “mulher bomba”. O próprio título constitui-se em uma paródia, uma vez, que ironicamente, está relacionado a um filme.
Contextualização: O título e o episódio que introduz a carta de Inez (1º parágrafo) contribui para avançar expectativas a respeito do texto, pois em todos os elementos, implícitos ou explícitos, adquirem significado especial em determinada situação.
Coerência: O autor compartilhou sentido do texto, lógica interna, rede conceitual e reconhecimento para compor seu artigo.
Coesão: Os fatores de coesão formam a estruturação superficial do texto, constituindo se em uma “espécie de semântica a sintaxe textual”.
Exemplos no texto:
...até que uma delas... (coesão lexical por referência).
O acidente teve... (coesão lexical por sinônimo)
...socos de seus potentes... (coesão lexical por referência).
A sós e em silêncio (omissão de termo/referência).
Este episódio (coesão lexical por referência).
Numa carta