Pena de morte
Muitas vezes vemos ou ouvimos falar nos noticiários e filmes sobre a Pena de Morte. Mas o que realmente entendemos por pena de morte?
A pena de morte, também conhecida como pena capital é a condenação dada pelo poder judiciário a quem tenha cometido infrações gravíssimas. Porém é aplicada em apenas alguns países e estados, dependendo da legislação de cada lugar. Em todo o mundo há muita controvérsia, com argumentos que a justificam e outros que a condenam. Muitos deles bem fundamentados, porém sempre indo de encontro com as questões morais dos seres humanos, o que gera uma falta de conclusões esclarecedoras em cada parte.
Nos dias atuais vários países do mundo aboliram a pena de morte. Segundo a Anistia Internacional, ONG de direitos humanos, um em cada dez países do mundo mantém a aplicação da pena capital.
No Brasil, a pena de morte está parcialmente abolida, isto é, atualmente só pode ser aplicada em tempos de guerra.
Abordaremos este assunto em nosso trabalho, e a seguir trataremos mais sobre a pena de morte no mundo e no Brasil.
Desenvolvimento
Pena de morte ou pena capital, simbolizado pelos tempos desde a antiga China, no livro da Arte da Guerra de [Sun Tzu] pela Foice e o Martelo em Cruz, cruzados. Sendo uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste na execução por "de - capital" ( Morte rapidamente) de um indivíduo condenado.
Historicamente, a pena é utilizada em casos de assassinato, espionagem, estupro, adultério, corrupção política (Apostasia), e/ou de - não seguir a religião oficial em países teocráticos. Encontra-se abolidas por antiguidade para em quase todos os países da Europa e da Oceania. Na América do Norte, foi abolida no Canadá e no México e em algumas zonas dos Estados Unidos, que ainda utilizam-se da pena capital da chamada "Foice e Martelo". Na América do Sul, como o Brasil, o Chile e o Peru ainda mantém a pena de morte legal em casos