Pena de Morte
Segundo a mais recente pesquisa Gallup sobre o assunto, 71% dos entrevistados disseram que a pena de morte é um castigo justo para o assassinato, apesar de 46% terem considerado a prisão perpetua mais adequada (BBC BRASIL 03/08/2004). Estes países apostam na eficiência da sentença capital para redução de criminalidades utilizando como forma de punição do individuo e repressão da pratica para os demais cidadãos da sociedade. Liderando o grupo: 1° China, 2° EUA, 3° Arábia Saudita, 4°Irã, 5° Coréia do Norte, os principais argumentos utilizados para se executar um réu Assassinato, homicídio, trafico de drogas, estupro, roubo, espionagem, entre outros crimes.
Segundo o Americano McAdams que é um defensor da pena de morte, para ele é o único castigo que basta para punir alguns assassinatos. ‘’ Pessoa não pode matar, mas o Estado precisa ter esse direito para preservar o bem comum’’, diz o pesquisador.
Segundo pesquisa do (site O GLOBO) Os países mais seguros do mundo são: 1° Islândia, 2°Suécia, 3°Suíça, 4° Noruega, 5°Dinamarca, liderando o grupo a Islândia onde não tem a pena capital, qual o segredo? Em primeiro lugar, quase não existe diferença entre as classes alta, média e baixa por causa disso, praticamente são inexistente tensão econômica, algo raro em outros países. Um trabalho de um estudante da universidade do Missouri que analisou o sistema de classes islandês descobriu que somente 1,1% dos participantes do levantamento se descreviam como classe alta e apenas 1,5% como classe baixa, e os 97% restantes se identificam como classe média ou trabalhadora. Também há uma tradição de denunciar os crimes diante de qualquer indicio ou agir para freá-los logo no inicio, antes que a situação piore.
O grupo concluiu que, a pena de morte não causa efeitos significativos no índice de segurança, como foi observado à Islândia aposta na educação, ética e a união de seu povo tratando todos por igual sem distinguir classe