MODA DOS ANOS 80
A década de 80 foi uma época de muita ostentação e exagero. A música, mais do que nunca, influenciava a moda. As pessoas se vestiam de acordo com o estilo de suas bandas preferidas.
Foi uma década extremamente intensa e inovadora, lançando tendências em todos os aspectos do cenário cultural.
2- Objetivos
Através do estudo feito, o trabalho consiste em fazer uma breve análise sobre a junção das características dos anos 80 com a disciplina de História da Arte para juntos formarem um produto final.
3- Referencial teórico
3.1 Moda yuppie e punk
Com a geração das “tribos” iniciada nos anos 60, muitos grupos diferenciavam-se entre si no que se dizem respeito às opiniões, estilos de vida, roupas e, por que não, cabelos. Viver a própria tendência, esse era o lema dos anos 80. De um lado, os punks e do outro, os yuppies.
Os yuppies - Jovens ambiciosos e de aparência impecável buscavam cargos executivos e diversão de luxo. Faziam questão de frequentar salões caros, mas que deixassem suas madeixas exatamente no lugar onde deveriam estar. Os yuppies usavam ternos e gravatas, geralmente solteiros, sem filhos, trabalhavam na Bolsa e tinham carreiras brilhantes, geralmente como advogados. O yuppie masculino vestia-se com os casacos das grifes poderosas como Armani, Hugo Boss ou Ralph Laurent. A série televisiva Miami-Vice demonstrou o estilo yuppie no seu mais elevado conceito, incluindo sol e praia, música pop, cocktails, óculos Ray-Ban, roupas criadas por estilistas famosos, sexo casual, masculinidade, drogas e poder. Figura 01 Fonte: