Pen Drive
Memórias Flash
Foi inventada em 1980, pelo Dr. Fujio Masuoka, que trabalhava na Toshiba. O nome “flash” foi sugerido por um colega, pois seu processo lembrava o flash de uma câmera fotográfica.
Sua invenção foi apresentada em 1984 em um evento realizado em São Francisco, Califórnia, onde foi reconhecido pela INTEL, que em 1988 introduziu no mercado o primeiro chip flash tipo NOR.
Tipos de memória flash
Há dois tipos de memória flash, a NOR, que oferecia uma rápida leitura de dados armazenados, porém era lerda na hora de gravá-los. E a NAD, utilizada hoje, que é mais barata e mais rápida na gravação de dados.
Funcionamento
Ambos os tipos tem funcionamento semelhante. São dois transistores, o “Control Gate”, que ativa a célula que faz a leitura de dados, e o “Floating Gate”, onde se armazenam as informações.
O Floating Gate fica entre duas camadas de óxido de silício, carregada negativamente, impedindo que os elétrons armazenados escapem. Por isso as memórias flash podem armazenar dados por anos sem uma fonte elétrica de alimentação.
USB Flash Drive
Os primeiros modelos de USB flash drive, como era chamados o pen drive, surgiram em 2000 pela Trek Technology, associada à IBM, sendo chamadas de DiskOnKey, que tinham capacidade de armazenar 8MB, assim substituindo o disquete que podia armazenar apenas 2,88MB, além de ser muito mais seguro que este e poder ser usado para recuperação de dados, fazer backup e armazenar aplicativos.
É conhecido como “pen” drive pois seus primeiros modelos se pareciam com canetas. Hoje pode chegar a 64GB e durar até 10 anos, podendo ser regravados de 10 a 100 mil vezes.
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive http://www.tecmundo.com.br/memoria/3189-como-funciona-um-pendrive-.htm http://pt.scribd.com/doc/55860954/Memoria-flash http://www.guiadopc.com.br/artigos/22397/entenda-como-funciona-memorias-flash-coracao-dos-seus-eletronicos.html