Pen drive
A facilidade de portar as memórias flash oferece um risco significativo de vazamento e perda de informações. Na pesquisa, cerca de um em cada dez usuários disseram já ter encontrado um drive em local público e 55% dos entrevistados disseram que olhariam os dados de um drive perdido.
?A maioria dos diretores de investimentos está ciente de que vazamentos de dados podem resultar em furto de identidade, prejuízo à propriedade intelectual e perda de segredos comerciais, além de danos financeiros e de relações públicas significativos para as organizações?, disse Gil Mildworth, diretor sênior de marketing da divisão empresarial da SanDisk.
Para ele, a forma eficaz de reduzir esses riscos seria implantar políticas, instruções e soluções tecnológicas mais eficazes. "Somente um esforço de detalhamento do problema envolvendo gerenciamento inteligente de dispositivos, monitoração de dados e cumprimento de política centralizada reduzirá os riscos de modo suficiente, permitindo, ao mesmo tempo, que as organizações aproveitem os benefícios de produtividade da maior mobilidade?, afirma.
Os dados mais copiados em memórias flash portáteis são: dados de clientes (25% deles), informações financeiras (17%), planos comerciais (15%), dados de funcionários (13%), planos de marketing (13%), propriedade intelectual (6%) e códigos-fonte (6%).
Essa realidade foi detectada no ambiente corporativo nos Estados Unidos, onde a pesquisa foi realizada, no mês de março deste ano, pela Applied Research-West para a SanDisk, fabricante de pendrives.
A meta da pesquisa foi saber mais sobre o uso de drives flash nas empresas, bem como a conscientização sobre os riscos potenciais envolvidos no transporte de