Historia do Pen Drive
HISTORIA
Pendrive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.
A memória flash que pode ser programada, apagada e reprogramada, sem perder as informações armazenadas, mesmo após ter sido desconectada. Seu funcionamento é semelhante ao das "EEPROM" (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory), há muito utilizadas internamente nas máquinas, com a diferença de que pode ser gravada em blocos, enquanto aquelas são gravadas byte a byte.
Os primeiros modelos de pendrive foram fabricados em 2000, pela Trek Technology em conjunto com a IBM e eram chamados de DiskOnKey. As primeiras capacidades eram de 8MB, o que era muito para a época. O tempo foi passando e chegamos a pendrives com 64GB. Trata-se de um dispositivo de armazenamento removível, dotado de memória flash com plugue USB para conexão a uma dessas portas, disponíveis em todos os microcomputadores atuais. Este dispositivo ficou conhecido como "pen drive" porque alguns dos primeiros modelos, um pouco maiores que os atuais, assemelhavam-se a uma caneta e dispunham de um clipe para prendê-los no bolso. O preço dos atuais "pen drives" tem caído, à medida que sua capacidade aumenta, já sendo usuais as configurações de 128 GB, com taxa de transferência de aproximadamente 4,8 Gbps. Esta combinação de baixo custo, grande capacidade e facilidade de uso são potencialmente perigosas para a perda irrecuperável de grande volume de informações por usuários menos prudentes.
TECNOLOGIA
Simplificando, os pendrives possuem um chip gravável e regravável e o processo de armazenamento se dá por meio de elétrons que ao receberem carga positiva se tornam um número 1 e, ao perder em carga, se transformam em 0. É o