Tecnologia Industrial
Evolução a partir do Disquete até o Pen Drive
História
Disquetes
Surgiram em 1969 com uma capacidade de 80 kB, suas primeiras versões mediam 8 polegadas, posteriormente apareceram muitos outros modelos com diferentes capacidades. A mais compacta é com 3,5 polegadas e sua capacidade de 1.44 MB e que atualmente está em desuso.
CD Foi inventado em 1979 comercializado a partir de 1982 em pouco tempo conquistou o espaço antes ocupado pelo disco de vinil,. Inicialmente utilizado na área da música e posteriormente na informática. É atualmente ainda um dos mais populares meios de armazenamento de dados/música. Geralmente tem uma capacidade de aproximadamente 700 MB/ 80 minutos.
ZIP-Drive
Surgiu em 1994 e tinha uma capacidade de 100 MB. Mais tarde surgiram modelos com capacidade de 250 e 750 MB. Não teve muito sucesso e é pouco usado atualmente.
DVD Foi criado em 1995 e tem uma capacidade de 4,7 GB. Porém, apenas no ano 2000 passou a ser comercializado em terras brasileiras É atualmente muito utilizado principalmente no mercado de vídeo.
CARTÃO DE MEMÓRIA
No final dos anos 90, os primeiros cartões de memória apareceram no mercado. A portabilidade e o grande espaço de armazenamento foram os principais atrativos da novidade. No entanto, a produção desenfreada para os mais variados suportes fez com que não houvesse uma padronização de formato, o que tornou diversos modelos obsoletos muito rapidamente.
IMAEEEEEEEEEEEEEEGEM
Apesar da grande variedade, os leitores de cartão de memória facilitam a vida dos usuários, já que tornam os dispositivos compatíveis em muitos computadores. Hoje, é possível encontra cartões de memórias em câmeras fotográficas, celulares, tablets, consoles de videogames portáteis e muitos outros dispositivos.
Atualmente, um cartão de memória, mesmo medindo milímetros, pode dispôr de até 128 Gb de espaço e velocidade de tranferência de dados de 45 Mb por