Tecnologias industriais
CETEC
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
TRABALHO PRÁTICO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Bento Gonçalves, 01 de agosto de 2011.
1- ORGANIZAÇÃO: Empresa do ramo moveleiro.
2- CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: A empresa já vem há dois anos no ramo moveleiro, especialmente em móveis sob medida como: cozinhas e mesas para passar roupa. A empresa possui cinco funcionários, não registra medidas de segurança nem nos funcionários, bem como nos maquinários da empresa. É uma empresa familiar, onde trabalham o casal proprietário e mais três funcionários.
3- SETOR ANALISADO: corte de madeira para a confecção das peças. Especialmente a serra circular.
4- CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO: As peças em madeira MDF são cortadas, conforme projeto de montagem das mesmas. O operador mede as peças e as corta na serra. O processo de corte das peças seria um dos primeiros passos do projeto de montagem dos móveis.
5- ESCOLHA DO POSTO DE TRABALHO: O posto de trabalho escolhido destina-se especialmente ao fato de ser considerado o mais perigoso, conforme relatos da proprietária. Já houve acidente de corte de membros superiores (dedos) nos funcionários.
6- AVALIAÇÃO DA MÁQUINA: A máquina não possui manutenção, o sistema de exaustão está danificado, não possui proteção.
7- GRANDEZAS FÍSICAS E/OU CONDIÇÕES INSALUBRES E
8- QUANTIFICAÇÃO DAS GRANDEZAS E/OU CONDIÇÕES INSALUBRES:
- Lei nº 6.517 de 22/12/1977, Seção XVII, Artigo 189: “Serão consideradas atividades insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.”
- NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI;
- NR 15 Atividades Insalubres – Anexo