pelotizaçao
CCOPER, R. G., EDGETT, S. J., KLEINSCHMIDT, E. J. Research Technology Management (September – October), 1997 (a) e (b).
Os autores afirmam que a prática de gestão de portfolio na indústria é focada em três metas principais: Maximização de Valor, Balanceamento e Direção Estratégica. O primeiro dos dois artigos trata dos aspectos relacionados às duas primeiras metas enquanto que o segundo artigo descreve vários métodos para a concretização da terceira meta.
Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa de investigação exploratória referente às práticas de gerenciamento de portfolio, sintetizando como empresas líderes administram este processo, oferecendo sinais e recomendações para futuras aplicações em outras empresas que queiram otimizar os investimentos em desenvolvimento de novos produtos.
Os autores recomendam não considerar a administração de portfólio de novos produtos como um simples exercício mecânico de tomada de decisão para alocação de recursos escassos. Consideram tal processo dinâmico, sujeito a incertezas e contínuas mudanças.
Citam que os modelos originais de seleção foram desenvolvidos matematicamente, utilizando técnicas de programação linear, dinâmica e integrada. Consideram que existe uma lacuna a ser preenchida para o melhor entendimento deste tema, onde poucos autores apresentam formas para implementar tais métodos e medir sua aplicabilidade.
A pesquisa foi conduzida mediante entrevistas realizadas em 35 empresas líderes nos vários segmentos da indústria. Destas, cinco foram selecionadas e estudas em profundidade, avaliando-se os detalhes da abordagem que davam no trato de seus portfolios.
Respeitados os sigilos acordados, as cinco empresas, nas quais três eram norte-americanas e as outras 30 forneceram as informações necessárias sobre seus métodos, experiências e resultados em administração de portfolio. Vale lembrar que a