Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano com função de revestimento, sensações térmicas e defesa do organismo, e nela possuem três camadas: epiderme, Derme e Hipoderme, e nelas encontram – se seus tipos de células.
Na Epiderme que é a camada externa, possuem células epiteliais, com cinco camadas (basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea) onde produzem os queratinócitos e melanócitos. Queratinócitos com função de impermeabilização da pele e melanócitos com função de produzir a melanina que da cor a pele. Na epiderme também encontramos os anexos cutâneos como as unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas, onde formam o folículo pilossebáceo.
A Derme fica entre a epiderme e a hipoderme, responsável pela elasticidade da pele. Ela é um tecido conjuntivo onde encontramos colágeno e elastina, vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas, glândulas sudoríparas e os folículos pilossebáceos, e nessa camada tem a responsabilidade de nutrir as células através dos vasos sanguíneos da derme.
A hipoderme é a última camada da pele que também é chamada de tecido conjuntivo ou tecido subcutâneo, onde envolve as células gordurosas, que armazenam as calorias do corpo.
Através da pele surgem reações hormonais, pré disposições genéticas, seguindo de má alimentação e peles oleosas, fazem com que o folículo sebáceo aumente a produção de sebo, formando a ACNE. A acne começa como microcomedões (cravos) no folículo, onde a superfície fica saliente, e quando há rupturas, o comedão se oxida, fazendo com que ele endureça e fique com sua ponta escura devido a exposição do ar no qual existem bactérias, levando a um pus, e se caso não tratada ela poderá virar algum tipo de grau de acne tais como: papulas, pústulas, nódulos, cistos, cicatrizes até chegar ao ponto de um abcesso.
A acne está presente desde nosso nascimento, e no decorrer de toda a nossa vida, claramente através dos hormônios, cosméticos, medicamentos e até senil (3ª idade). Existem também acnes