Pele e anexos
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar sobre as estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pelos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas.
O propósito da nossa pesquisa não é incluir uma discussão detalhada da estrutura e função, porém, foi possível obter conhecimento de sua estrutura e funções básicas para se poder apreciar adequadamente a anatomia geral do sistema.
2. EPIDERME
A epiderme é um epitélio pavimentoso estratificado, cujas camadas externas se cornificam e constituem uma superfície resistente. É composta principalmente por queratinócitos, mas também apresenta outras células , os melanócitos , células de Langerhans e as células de Merkel. É avascular, portanto, sempre vem acompanhado pela derme.
2.1 Estratos da epiderme
As camadas da epiderme são: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e a camada córnea.
Camada basal: é constituída por células prismáticas ou cuboides, repousadas na membrana basal, que separa a derme da epiderme. Possui muitas células-tronco da epiderme e apresenta intensa atividade mitótica, sendo a responsável pela constante renovação da epiderme.
Apresenta filamentos intermediários de queratina, que aumentam conforme a célula avança a superfície.
Camada espinhosa: é constituída por células cuboides ou ligeiramente achatadas com núcleo central e com citoplasma com curtas expansões, que apresentam feixes de queratina, essas expansões se unem através de desmossomos (o que a deixa com aspecto espinhoso). Apresentam ainda células-tronco dos queratinócitos e uma mínima atividade mitótica.
Camada granulosa: é constituída por células poligonais achatadas, com