pele seca
Inúmeras causas podem provocar a pele seca:
- Condições climáticas específicas: sol, frio, ar seco (principalmente no inverno, em apartamentos com muito aquecimento), vento do inverno, poluição...
- Tomar muitos banhos durante o dia. De fato, quanto mais nos expomos à água, mais eliminamos as camadas protetoras da pele, o que favorece a eliminação da água e deixa a pele seca. Principalmente, banhos muito quentes.
- A utilização de um sabonete muito básico (alcalino) e de produtos contendo álcool em sua formulação.
- A hereditariedade: determinadas pessoas dispõe genéticamente de uma quantidade menor de lípidios na camada externa da pele. Sabemos, por exemplo, que as pessoas de pele negra têm tendência a ter pele seca.
- A genética: além de fatores hereditários, mutações no gene responsável pela produção da proteína filagrina aumentam o risco de problemas na pele, que inclui não só a pele seca como também dermatite atópica e outras doenças na pele.
- problemas hormonais, como é o caso da menopausa, nas mulheres.
A- a idade, com o passar dos anos a pele se torna naturalmente mais seca.
- As crianças também possuem uma pele naturalmente mais seca, pois elas ainda não produzem os hormônios sexuais.
- O hipotiroidismo
- Os sintomas de uma doença da pele = dermatose como a psoríase, ictiose, o eczema de contato, a neurodermatite...
- A ingestão de determinados medicamentos (é o caso com a isotretinoína, medicamento utilizado contra a acne grave que provoca freqüentemente pele seca como efeito secundário).
- overdose de vitamina A, que geralmente ocorre devido à ingestão de mais de 100.000 unidades por dia.
OS SINTOMAS:
Os sintomas de uma pele seca são quase sempre fáceis de serem constatados. A pele é freqüentemente rosada ou branca acompanhada por falta de brilho e aspereza, às vezes associada à fissuras e escamas. Há uma forte sensação de coceira, que muitas vezes desencadeam em dores. A pele seca