higienizaçao Facial
Introdução à
Higienização
Prof. Jeanny
Imagem Pessoal e Saúde
DEVE-SE DETERMINAR SE A PELE É
SECA, OLEOSA OU MISTA.
Imagem Pessoal e Saúde
Pele normal:
É definida como sem sinais visíveis de lesões ou sensação de desconforto.
Resulta de um equilíbrio de toda epiderme
(queratinização, descamação, secreção sebácea e suor) ,ou seja, ter um manto hidrolipídico equilibrado. Existe uma harmonia entre flexibilidade ,elasticidade e coloração cutânea; tem aspecto liso, elástica e não brilhante, lembrando a pele de uma criança.
Imagem Pessoal e Saúde
Pele oleosa:
A pele normal elimina em quantidades mínimas, porém constantes sebo e gordura epidérmicas que irão formar junto com o suor uma película hidrolípidica recobrindo a camada córnea, ajudando na coesão, lubrificação e proteção da mesma.
Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário a pele se torna gordurosa; a diferença entre a pele gordurosa fisiológica e patológica é de difícil definição.
Imagem Pessoal e Saúde
EXAME CLÍNICO
Pele brilhante, poros dilatados principalmente testa, nariz e mento; tem tendência a formar comedões, geralmente é uma pele pálida, com tendência a irritação principalmente na região médio facial.
A irritação e a inflamação da pele oleosa devem-se principalmente pela oxidação da substância graxa em excesso; o aumento da produção sebácea com o retardo da eliminação do sebo leva a contaminação bacteriana no folículo pilo sebáceo.
Podemos diferenciar 2 tipos de peles oleosas:
_ gordurosas resistentes, que tem tendência a um envelhecimento mais lento.
_gordurosas avermelhadas, são mais frágeis.
Imagem Pessoal e Saúde
Pele seca
É caracterizada pela sensação de pele tensa, rugosa e descamativas, geralmente é sinônimo de diminuição da barreira do extrato córneo, com o aumento da perda de água.
A pele é fina, opaca, com tendência a formação de rugas, facilmente irritável. Dois tipos de pele seca são observados: ADQUIRIDA
E
CONSTITUCIONAL