Tratamentos para Acne
Quando algo de errado ocorre com a Pele mesmo sendo alterações e marcas sem importância, certamente será facilmente notado enquanto que doenças mais serias em outros sistemas são muitas vezes ignoradas. Esta é provavelmente a razão pelo qual os comerciais de televisão enfatizam tanto o controle da Acne que é uma alteração temporária e exposta ao público e não a controle de Pressão Arterial que é um Problema cardiovascular potencialmente fatal e mais fácil de passar despercebido.
1 SISTEMA TEGUMENTAR
O tegumento, constituído pela pele e seus anexos (folículos pilosos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas), é um dos maiores órgãos do corpo, correspondendo a, aproximadamente, 16% do nosso peso corporal. Ele reveste toda a superfície do corpo e é um excelente indicador da saúde de vários outros órgãos. Em um exame clínico, a cor da pele pode indicar a existência de várias condições patológicas. Uma pele com coloração amarelada é fortemente sugestiva de icterícia, que representa um aumento do pigmento bilirrubina no sangue e a sua conseqüente deposição na pele. Uma pele cianótica (cinza-azulada), que pode indicar problemas de natureza respiratória e cardiovascular. Uma coloração pálida é sugestiva de anemia, doença em que o número de hemácias e/ou de hemoglobina se encontra diminuído. Já uma pele sem pigmentação sugere uma doença de origem genética, denominada albinismo, ou seja, as células produtoras do pigmento melanina, um dos principais responsáveis pela cor da pele, são incapazes de produzi-lo.
A pele é também um órgão de recepção de estímulos do meio ambiente. Por meio de grande número de receptores sensoriais nela existentes, somos capazes de detectar estímulos de diferentes naturezas, tais como estímulos térmicos, dolorosos, tácteis e muitos outros.
1.1 Funções
O sistema tegumentar recobre o corpo, protegendo-o contra o atrito, a perda de água, a invasão de