Espironolactona E Tratamento Da Acne
A espironolactona é um esteroide sintético com propriedades antiandrogênica por se ligar ao receptor androgênico impedindo a ligação do androgênio. Foram feitas pesquisas para se saber como a espironolactona age no tratamento da acne, em uma dessas pesquisas foi injetado gel da espironolactona em uma das bochechas de adultos jovens, na bochecha que teve a aplicação ouve a diminuição da secreção sebácea em 12 semanas ajudando na diminuição da acne. Em uma dessas pesquisas foi comparado a eficacia da espironolactona e o placebo, onde a espironolactona teve um resultado mais significativo na acne, havendo a diminuição da globulina transportadora dos hormônios sexuais, mas sem alteração na testosterona plasmática total livre. Com isso o pesquisador concluiu que a espironolactona é uma alternativa útil no tratamento da acne, porém outros pesquisadores concluirão que para a espironolactona não há evidências suficiente de sua efetividade no tratamento da acne, pois os estudos são raros e com amostras pequenas.
Em um estudo mais longo para avaliar a segurança e a tolerância na utilização da espironolactona, mulheres fizeram um tratamento que durou oito anos. Mais da metade das mulheres tiveram efeitos colaterais como efeito diurético e irregularidades menstruais, foram os esfeitos mais comuns. Foi concluído que o uso prolongado da espironolactona no tratamento da acne é seguro, mesmo com efeitos colaterais pois são frequentes porém leves não precisando assim de ser suspenso seu uso.
Em outros estudos onde foram relacionados homens para o tratamento, foi possível concluir que em homens a espironolactona não tem tanta eficacia como em mulheres. Também estudaram a eficácia, a segurança e a tolerabilidade da associação espironolactona com contraceptivos oral onde 85 % das mulheres tiveram uma melhora acentuada das lesões, concluirão que esse tratamento é seguro e eficaz no tratamento da acne grave, ouve também efeitos colaterais mais nada