O sentido da politica
EPILEPSIA – NEUROFISIOLOGIA
CAMPINAS – SWIFT 2014
EPILEPSIA – NEUROFISIOLOGIA
Relatório sobre a patologia Epilepsia , Apresentado à disciplina Neurofisiologia Do curso de Psicologia. Orientadora: Profª Luciana Pietro
CAMPINAS – SWIFT
2014
SUMÁRIO:
1. Introdução
2. Aspectos médicos
2.1 Conceito
2.2 Etiologia
2.3 Diagnóstico
2.4 Tratamento 3. Aspectos psicológicos 4. Aspectos neuropsicológicos 5. Conclusão 6. Referências 7. Anexos
INTRODUÇÃO:
O conteúdo deste trabalho diz respeito à Epilepsia uma patologia um tanto quando comum em nossa população, esta causa alterações temporárias e reversíveis do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas (convulsões).
Colocaremos em pauta detalhes importantes sobre tal assunto, o que os médicos neurologistas dizem a respeito, os principais conceitos, em relação ao individuo que convive com o transtorno: como se sente, o que pensa sobre a Epilepsia, como é o diagnóstico e principalmente o tratamento. Iremos focar os aspectos psicológicos e neuropsicológicos para melhor entendimento.
Em forma de entrevista (anexos) iremos demostrar o cotidiano das pessoas que precisam de tratamento e o que fazem para ter uma vida “normal” deixando de lado as crises.
2. ASPECTOS MÉDICOS:
2.1 CONCEITO:
Epilepsia é uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, frequência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial.
Uma crise convulsiva é uma descarga elétrica cerebral desorganizada que se propaga para todas as regiões do cérebro, levando