Tipos de pele
A pele e sua estrutura
Para falarmos de pele e suas classificações, primeiro é necessário conhecermos um pouco de sua fisiologia.
A pele também é classificada como Sistema Tegumentar, e é o maior órgão do corpo humano. Ela é responsável pela proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores.
Também é responsável pela regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos, pela secreção de gordura pelas glândulas sebáceas, por permitir a sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas, além da proteção pela impermeabilização de queratina. É composta por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
As camadas da pele A epiderme é a parte mais externa e a única que está em contato com o meio ambiente, por esta razão, ela possui também a importante função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. Ela é composta por tecido epitelial (carente de vascularização) e possui cinco camadas: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e camada córnea.
A derme é a camada intermédia da pele, localizada logo abaixo da epiderme. É responsável por cerca de 90% da espessura cutânea. É formada por tecido conjuntivo, que ao contrário do tecido epitelial é ricamente vascularizado. Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição (fibroblastos, linfócitos, mastócitos...). Ainda na derme, estão presentes algumas glândulas (sudoríparas, sebáceas), terminações nervosas e folículos pilosos. Por último, vem à tela subcutânea, também conhecida como hipoderme, esta é composta por células gordurosas. Ela é responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos localizados nos níveis mais profundos. É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, deve-se ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante