Tipos de pele
A classificação mais utilizada para determinar os diversos tipos de pele é em grande parte determinada pelo nível de secreções cutâneas.
Pele Seca ou Alípica
Aspecto – É fina, muito sensível, áspera e sem brilho. Responde exacerbadamente aos estímulos ambientais como sol, poeira, frio, vento, etc. Facilmente irritável, descama com facilidade. Muito comum em pessoas de pele clara. Tem marcante tendência ao aparecimento de rugas e marcas de expressão. Envelhece rapidamente. A Emulsão Epicutânea é formada em quantidade insuficiente, deixando sem proteção.
Cuidados – Necessita de tratamentos no sentido de eliminar impurezas e resíduos do próprio metabolismo, recompor o nível de proteção, lubrificação e hidratação adequada. Requer ainda o aporte de substâncias que estimulam os processos fisiológicos básicos que sustentam uma capacidade normal de regeneração e funcionamento.
Tratamento Sugestivo
1) Higienização – Emulsão de Limpeza
Finalidade: Remover a emulsão epicutânea desgastada
2) Esfoliação – remover a sujidade (células mortas, maquiagem, poluição, etc.).
3) Tonificação – Loção Hidratante e Calmante
Finalidade: Eliminar resíduos do produto de limpeza, ajustar pH, acalmar, refrescar, descongestionar e adicionar fatores de hidratação a pele.
4) Hidratação – Creme: hidratante, umectante, emoliente, com FPS.
5) Manutenção Noturna – Nutrição: Creme Nutritivo, Reparador e Emoliente.
Finalidade: Repor emulsão epicutânea, prevenir a formação de radicais livres e fornecer nutrientes.
Pele Normal ou Eudérmica
Aspecto – Suave ao tato, aveludada, orifícios uniformes e não dilatados. A Emulsão Epicutânea está corretamente formada, garantindo os elementos fundamentais de proteção, lubrificação e hidratação em perfeito equilíbrio. Tem uma cor saudável e dá um ar de frescor.
Cuidados – Necessita de tratamentos que visam à manutenção do estado de equilíbrio.
Tratamento Sugestivo
1) Higienização – Emulsão de