Pegada d'Agua
Preocupados com o futuro de nossa água, não somente em casa, empresa de grande porte estão se reeducando para começarem a acompanhar a “pegada d’agua” - para podermos economizar água devemos saber o quanto consumimos, pegada d’água é um indicador que tem essa finalidade.
Pesquisas mostram que devemos enfrentar escassez de água até 2025 e outros já falam que desde 2013 estamos com essa escassez.Preocupados com o futuro de suas empresas, em 2009 aconteceu uma conferência com mais de 100 representantes de grandes empresas, para calcular e reduzir o consumo de água, devido a esses fatos, foi criada uma ONG internacional que ajudam empresas a praticarem a pegada d’água.
A definição pegada d’água foi criada em 2002, por Arjen Hoekstra, ele e outros pesquisadores fizeram experimentos em vários produtos e aplicaram essas estatísticas aos consumos das pessoas para obter uma estimativa da pegada d’água de um indivíduo e dos países. Com isso foi possível saber quantos litros de água era necessário para fazer um como de café, que em geral, é consumido 132 litros para ser produzido e um hamburguer, 2.382 litros, muito mais que a média que cada indivíduo gasta para tomar banho, lavar louça etc. Porém quase toda água consumida é recuperada pelo ciclo da água, mas fica provisóriamente indisponível para outros usos.
Além de todos os desafios propostos para empresas, utilizar a pegada d’água conseguiu fazer com que a empresa tivesse, além de reduzir o consumo de água, mas também poderam economizar muito em alguns anos. Sabendo que até 2025 teremos mais pessoas no planeta e pouca água, devemos saber como usar a pegada d’água de maneira eficaz.