Metodologia
Psicologia
Análise Crítica – Filme Gênio Indomável
Trabalho apresentado à Profª ME. Lucinéia Braga de O. Magalhães como parte da avaliação referente ao primeiro semestre do curso de Psicologia
Componentes:
Uiles dos Santos Rodrigues
Magna Roberta S. Oliveira
Igor Ricardo Lacrose Sucupira
Jequié
2014
A proposta do filme Gênio Indomável é nos fazer refletir sobre o comportamento do jovem Will, um garoto criado em orfanato, que apresenta comportamento violento, já teve passagem pela polícia, mas também é um jovem com inteligência inigualável. No decorrer do filme percebemos que o seu comportamento violento e seu jeito frio em relação aos seus sentimentos para com as pessoas deve-se muito ao fato do meio social em que está inserido e a simples idéia de mudar o apavora. Will é inteligente, versátil, jovem e cheio de vida. Gosta de sair com os amigos, curtir, beber e brigar, o que lhe rendeu vários problemas com a polícia – prisões e processos judiciais.É uma pessoa vazia, sem perspectivas e apesar de suas aptidões intelectuais trabalha em uma conceituada universidade como faxineiro, função que dispensa extremas capacidades intelectuais.
O professor Lambeau, o matemático que ensina na instituição propõe um desafio aos alunos, expondo complexos teoremas no quadro negro do corredor da universidade e pra surpresa de todos os enigmas matemáticos são solucionados por Will que até então não se revelou.
Ao descobrir a genialidade do garoto que havia resolvido os teoremas o professor decide se responsabilizar perante o juiz pelo jovem,agora preso, por mais uma briga de rua comprometendo-se a acompanha-lo em terapias com psicólogos e em grupo de estudos dirigidos por ele e sua equipe com o compromisso de apresentar relatórios que mostrem a evolução do rapaz.
Will experimenta diversas abordagens e terapias. Desde as convencionais até mesmo tentativas de hipnose. Nada funciona com ele e ele