Pegada Ecologica
O que é?
Pegada Ecológica é a consequência que o consumo humano deixa no planeta, seja pelo, comércio, indústria, agricultura, transportes ou consumo. Quanto maior for a pegada ecológica, mais danos no meio ambiente. Hoje é utilizado como um indicador de sustentabilidade ambiental.
O nome Pegada Ecológica deriva da tradução do inglês de "Ecological Footprint".
O cálculo é importante, para que possamos comparar e administrar a utilização dos recursos naturais.
A metodologia usada para o cálculo da pegada ecológica usa como padrão o GHA (hectares globais), onde são contabilizados vários aspectos econômicos e ambientais como, por exemplo: área arável usada para produzir alimentos para a população, área usada em pastagens, área usada para urbanização, área verde que deve ser disponibilizada para a absorção do CO2 produzido pelas atividades e a área de florestas para fornecer recursos naturais, principalmente madeira.
A biocapacidade é a capacidade que o planeta tem de absorver os resíduos gerados produzir novos recursos naturais úteis.
Algumas atitudes podem colaborar que tenhamos uma pegada bacana, como: o consumo sustentável e consciente, a economia de energia, a Reciclagem do lixo, a economia e reuso da água, a reutilização de produtos, a compra de móveis de madeira certificada, evitar ao máximo o desperdício, principalmente de alimentos e a diminuição do uso de meios de transportes que usam combustíveis fósseis.
Estudo comprovou que na cidade de São Paulo, o consumo é maior que em outros municípios.
No estado de São Paulo, a Pegada Ecológica apresentou uma variação entre 1,8 hectares globais (gha) por pessoa, na faixa de rendimento familiar de até dois salários mínimos e8 hectares globais, acima de 25 salários mínimos. (http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/Estudo-da-Pegada-Ecolgica-de-So-Paulo-revela-que-paulistasconsomem-quase-dois-planetas-e-paulistanos-quase-25) em 10 de março de 2014.
Cálculos da