Crescimento Industrial
Na história do crescimento industrial, a hidráulica teve um papel importante, sendo amplamente utilizada em movimentação de máquinas e equipamentos, levando-se em consideração sua principal característica: a baixa compressibilidade mecânica do fluido (óleo).
Sua principal utilização é na movimentação de grandes massas em máquinas de grande porte. Entre elas podemos citar as prensas, as injetoras e as máquinas operatrizes. Entretanto a hidráulica também é bastante utilizada na automação de alguns movimentos simples. Grande parte de equipamentos mesmo fora das áreas industriais também se vale da tecnologia hidráulica para suas movimentações, como em guindastes e máquinas para movimentação de cargas, assim como em máquinas agrícolas que geralmente são pesadas e necessitam de grande quantidade de força para o desempenho de suas tarefas e deslocamento.
Em máquinas que utilizam a força hidráulica como principal meio de transferência de energia, é comum que os circuitos de comando e automação, também sejam hidráulicos. Porém há algumas variáveis que complicam sua utilização. Em movimentos lineares e contínuos, entradas de forças perpendiculares ao mesmo, tendem a tornar a velocidade de avanço inconstante.
O presente trabalho trata da substituição de cilindros hidráulicos utilizados no movimento da mesa de deslocamento longitudinal de uma plaina fresadora, por fuso roscado, motor elétrico, redutor de rosca sem fim e inversor de frequência. Com esta alteração, o movimento passará a ter velocidade de avanço mais constante, fazendo com que o acabamento superficial venha a ser de melhor qualidade e ainda aumentando a vida útil das ferramentas de desbaste.
1.1 Problema
Certos equipamentos são utilizados por vários anos apresentando problemas que seriam de certa maneira, facilmente solucionados. O sistema de deslocamento da mesa de uma plaina fresadora, apresenta velocidade de avanço inconstante, de acordo com a carga usinada na mesma. Toda força