pega
Realizei observação participativa em salas do Ensino Fundamental e
Complementação Educaciona l no turno da manhã. Todos os alunos que conheci residem no bairro da escola ou nos bairro s vizinhos. Quando cheguei para realizar a observação fui bem recebida pela professora e pelas crianças.
Observei que as professoras têm ótimo domínio da turma, conduzindo a aula com organização e firmeza e com atividades que favorecem o aprendizado. Utilizam temas para cada semana tomando como refe rência para criação de atividades diversificadas. Nota-se bastante comprometi mento e esforço em relação as grandes resistências encontradas por parte dos alunos. Existem também, problemas de indisciplina e pequenas brigas entre as cri anças, que são registradas pelas professoras em “cadernos de ocorrências” e comunicada s à direção para posterior convocação dos pais conforme o caso.
As salas de aula são bastante amplas e confortáveis, com boa iluminação e ventilação. Possui ainda mobiliário adequado, armário pa ra guardar materiais, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos.
No dia em que realizei a observação partici pativa, uma das professoras apresentou-me aos alunos, explicou porque eu estava ali e inic iou sua aula normalm ente, fazendo com os alunos uma oração.
Durante o período de participação tive a oportunidade de colocar em prática teorias em relação à discipli na Pesquisa e Prática Pedagógica na qual reconheci como diz Gadotti (2000) que os agentes educacionai s e a escola de uma maneira geral, vêm vivenciando um processo de mudança que te m refletido principalmente nas ações de seus alunos e na materialização destas no contex to escolar. E ainda referente a teorias estudadas em Gestão, Didát ica e Coordenação do Trabal ho Pedagógico, também é explicitado por Frei re (2000) “O discurso da impossi bilidade de mudar o mundo é o discurso de quem por