Variações de pega-pega
Neste jogo, aquele que for pego fica imóvel e só pode ser salvo quando ganhar um abraço de algum companheiro. Este abraço deve durar o tempo de contagem de 1 a 10. pega-pega-bruxa:
Quando o pegador pega alguém, ele deve transformá-lo em pedra ou árvore (dizendo "pedra!" ou "árvore!"). Quem for pego se encolhe no chão se for transformado em pedra ou fica de pé com os braços para cima se for transformado em árvore. Para ser salvo, um companheiro deve passar por cima da "pedra" ou dar 2 voltas ao redor da "árvore".
pega-pega-morceguinho-morcegão:
Neste jogo, com exceção do pegador, todos se colocam um ao lado do outro, numa linha, a uma certa distância do pegador e falam: "morceguinho, morcegão, que horas são?". Então, o pegador responde dizendo alguma hora, por exemplo, "3 horas!". Na seqüência, todos dão 3 passos (não importando o tamanho do passo) em direção ao pegador. E vão repetindo este processo até que o pegador responde: "meia-noite!". Quando ele dá essa resposta, quer dizer que ele já vai sair para caçar e todos devem fugir dele.
pega-pega-arrastão:
Nesta brincadeira, ninguém sai ou fica imóvel. Quando alguém é pego, ele dá a mão ao pegador e os dois saem correndo de mãos dadas atrás dos demais. E, à medida que os demais são pegos, eles vão entrando na corrente e perseguindo quem ainda está livre. Só os que estão nas extremidades da corrente é que podem pegar. pega-pega rabo de gato:
Pode ser um jogo individual ou em equipes.
Nesta brincadeira, cada criança deve levar preso na calça um pedaço de corda, barbante grosso ou um lenço (só dobrar um pedaço dentro da calça e deixar o resto para fora como se fosse um rabo).
O objetivo deste jogo é perseguir os companheiros para pegar o maior número de "rabos". Não vale segurar o "rabo" com as mãos. Para proteger-se, as crianças só devem correr e desviar o corpo para não ter o "rabo" roubado. pega-pega-cor:
Neste pega-pega, o pegador diz uma cor e todos começam a