tempo de pega
Professora:
Realização da experiência: 28/06/2013
No Matrícula:
CIMENTO PORTLAND
TEMPO DE PEGA
1. OBJETIVOS
O objetivo dessa prática é determinar a consistência normal e o tempo de pega da pasta de cimento portland baseando-se na norma técnica brasileira (NBR 11.581).
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Pasta de consistência normal: É a pasta na qual a sonda de Tetmajer penetra uma distância de (6 ± 1) mm da placa base, nas condições estabelecidas na Norma.
Tempo de início de pega: é, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4 ± 1) mm da placa base.
Tempo de fim de pega: é, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta.
3. MATERIAL UTILIZADO
Balança
Misturador
Espátulas
Régua metálica
Molde
Aparelho de Vicat
Cronômetro
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 Cimento portland - Determinação da pasta de consistência normal
Preparação do aparelho de Vicat: Ajustamos o aparelho de Vicat provido da sonda, baixando-a até entrar em contato com a placa de base e ajustamos a marca zero da escala. Levantamos a sonda até a posição de espera.
Preparação da pasta: A massa de cimento (mc) que foi utilizada na preparação da pasta foi de 1 kg. A massa de água (ma) foi determinada por tentativas. Com o misturador parado, em posição de iniciar o ensaio, vertemos a água na cuba, adicionamos o cimento e deixamos 30 s em repouso. Misturamos durante 30 s em velocidade lenta, desligamos o misturador e raspamos as paredes da cuba com a espátula de borracha, fazendo com que toda a pasta a elas aderida fique no fundo; realizamos essa operação em 15s. Imediatamente misturamos durante 1 min. à velocidade rápida.
Determinação