Tempo de pega
1. Introdução 2
2. Definição 3
3. Material utilizado 3
4. Ensaio 4
5. Fotos do ensaio 4
6. Conclusão 6
1. Introdução
É um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. Tal conceituação se estende tanto a argamassas quanto a concretos.
O início e fim de pega são usados para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente. O conhecimento sobre o início e o fim de pega permite que exista um maior controle do uso do concreto, permitindo o transporte, lançamento e adensamento do cimento.
A pega compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento (taxa de desenvolvimento da resistência), consequente do processo de hidratação.
2. Definição
O tempo de pega pode ser definido como o início de pega - momento no qual a pasta adquire consistência e se torna não trabalhável, ou seja, tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura - e o fim de pega, que é o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
Diversos fatores podem diminuir a pega do cimento, como a finura elevada, baixo fator água/cimento, aditivos aceleradores e baixa umidade do ar, mas também podem aumentar, como baixas temperaturas e aditivos retardadores. Também podem ser utilizados fatores de correções como o gesso, que visa solucionar o problema da pega instantânea provocada pela reação do C3A puro com a água que conduz ao mediato enrijecimento da pasta de cimento.
O tempo de pega pode ser calculado com a ajuda do aparelho de Vicat, que mede a resistência de uma pasta de cimento. O início de pega pode ser verificado quando a agulha de