Pedro E Gabriela
Pedro Piccolo Anauate R.A: 13.02103-6
1) O que é PLM?
Segundo o artigo, PLM (Product Lifecicle Management) é uma estratégia de negócio aprimorada baseada em criação, gerenciamento, disseminação colaborativa, definindo o produto através de uma extensão de empresa que mapeia desde o conceito até o fim da vida do produto, integrando pessoas, processos, sistemas de negócio, e informação. A estratégia supracitada pode ser dividida em três principais níveis: 1) desenvolvimento; 2) produção; 3) operação. O primeiro tem uma abordagem intelectual que desenvolve e monitora o produto. Este nível prevê quando o produto se torna obsoleto retirando-se o suporte. O segundo nível contempla a manufatura e logística do produto. O terceiro nível tem como atribuição o gerenciamento de recursos, pessoas, finanças requisitadas pela empresa, dando-lhe suporte adequado.
2) O que é PDP?
O PDP (Processo de Desenvolvimento do Produto) é o processo de produção de um produto, que, otimizado pelo PLM torna-se cada vez mais indispensável para o êxito da empresa perante o mercado, pois em meio a um ambiente de competitividade e exigências atuais, onde há maior variedade de produtos, com menor ciclo de vida, a empresa por meio dele pode se tornar competitiva.
3) Descrever a Evolução de foco do desenvolvimento do produto:
Em 1985, o projeto do produto era feito através de implementações customizadas, com foco em dados e tecnologia.
Já em 1990, o foco era as funções do produto, utilizando aplicações genéricas e kits de ferramenta para sua implementação.
A partir de 1995, com o valor de mercado consideravelmente mais alto, o foco tornou-se os processos de fabricação envolvendo as aplicações para negócios.
Então, iniciando-se em 2002 até os dias de hoje é usado o PLM no processo de produção, visando às soluções de negócios inovadoras, mas ainda com as preocupações anteriores, como qualidade, custo e tempo para o produto chegar ao