pedro henrique
A foto
Nesta fotografia podemos observar um caprino consumindo folhas de juazeiro. A fotografia foi obtida em 27 de outubro de 2005 no município de Curaçá, BA.
O fato
Na seca que ocorre na região semi-árida do Nordeste brasileiro, os animais alimentam-se de quase todas as plantas da região. Os caprinos consomem das cactáceas as mais diversas arvores da caatinga. Na fotografia vemos um caprino consumindo folhas de juazeiro. Entre as espécies da caatinga, há algumas que não perdem as folhas no período da seca, a exemplo o juazeiro. Contudo, não encontramos o juazeiro em toda a caatinga. Esta planta ocorre em maior densidade em áreas de caatinga de baixadas onde normalmente há presença de água no subsolo. Devido ao consumo das folhas mais baixas, os animais têm que ficar em posição vertical sobre as duas patas para poder alcançar as folhas. Os caprinos são verdadeiros equilibristas da caatinga quando precisam alcançar os galhos mais altos das plantas na época da seca.
A raposa da caatinga nordestina
A foto
Nesta fotografia se pode ver uma raposa na caatinga. A fotografia foi obtida na caatinga do município de Petrolina, PE, em 30 de outubro de 2002.
O fato
A raposa (Dusicyon thous) é um pequeno mamífero da caatinga que alimenta-se basicamente de pequenos animais, frutos e insetos. No Nordeste brasileiro, a seca que assola a região semi-árida no período de agosto a janeiro, não afeta só a população rural, más também os animais silvestres. Entre estes animais, encontramos as raposas, que buscam alimentos fugindo da seca, principalmente nas rodovias onde são atropeladas a noite na busca de alimentos. No período de seca, facilmente vemos as raposas nas estradas e veredas. Outro momento para avistamento, é quando ocorre chuvas diurnas nos meses de outubro a novembro. Após as chuvas, as raposas saem de suas tocas em busca de alimentos..O melhor local para observação noturna das raposas é