Luiz Alberto Z Zabel e Pedro Henrique
2M2
PROJETO CIENTISTA POR UM DIA
BOBINA DE TESLA
Projeto apresentado para a avaliação de física e química no curso do Ensino Médio do Colégio Madre Francisca Lampel .
Professor Dionei Hordina e Ismael Meneghini.
Gaspar
Junho de 2015
Índice:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
A bobina de tesla é um transformador ressonante capaz de produzir altíssimas tensões em altas frequências, Varias demonstrações elétricas são possíveis com uma Bobina de Tesla. Pequenos raios semelhantes a relâmpagos proporcionam um efeito espetacular. Devido ao campo eletromagnético formado, pode acender lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de néon até a pequenas distâncias do aparelho.
Foi inventado por Nikola Tesla, no final do século XIX. Na forma mais usual, é formada por um transformador com núcleo de ar, com um capacitor primário carregado a uma tensão de alguns (5- 30) kV se descarregando sobre a bobina primária através de um faiscador. A bobina primária possui poucas espiras de fio grosso (1-20), podendo ser cilíndrica, plana ou cônica. E é montada próxima à base da bobina secundária. O circuito secundário é formado por uma bobina secundária cilíndrica com por volta de 1000 espiras, montada centrada sobre a bobina primária, que ressona com sua própria capacitância distribuída e com a capacitância de um terminal montado no topo da bobina. Estas capacitâncias distribuídas dependem apenas da geometria do sistema, e formam a capacitância secundária. A base da bobina secundária é ligada a terra, ou a um condutor com grande capacitância distribuída, que serve como "contrapeso". Os circuitos primário e secundário são ajustadas para ressonar nas mesmas frequências, usualmente na faixa de 50 a 500 kHz.
O sistema opera de forma similar a dois pêndulos acoplados com massas diferentes, onde as oscilações a baixa tensão e alta corrente no circuito primário são gradualmente transferidas para o circuito secundário, onde