Pedro Bandeira
Este trabalho tem como objetivo analisar uma das obras do autor Pedro Bandeira, e optamos pelo livro de literatura A Droga da Obediência que é o primeiro de cinco livros do autor brasileiro Pedro Bandeira, lançado pela primeira vez em 1984.
O trabalho foi organizado da seguinte forma: primeiramente têm-se as informações a respeito do autor, suas principais obras e a importância dessa obra para nossos alunos.
Consideramos que a literatura é uma das artes que é fundamental para o desenvolvimento do gosto pela leitura de bons livros, aspecto essencial para a formação integral do sujeito.
Por isso,
[...] os termos literatura e infantil não se encontram em relação de oposição, mas em posições de complementaridade, embora indiquem hierarquização semântica constitutiva de sua natureza: substantivamente literatura, cujo atributo qualitativo é infantil.
(MORTATTI, 2000, p. 13-14.)
Após as considerações finais, apresentaremos as referências dos textos que utilizamos para realização do nosso trabalho.
Apresentação de Pedro Bandeira
Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos, SP, em 9 de março de 1942, onde dedicou-se ao teatro amador, até mudar para São Paulo em 1961 a fim de estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Morando então na capital, teve três filhos: Rodrigo, Marcelo e Maurício. Atualmente reside em uma chácara na região de Mata Atlântica próximo a São Paulo.
Cursou os quatro anos do antigo "curso primário" em grupos escolares da prefeitura da cidade. Em seguida, o antigo "ginasial" e o antigo "científico" no Instituto de Educação Canadá, do estado. Desde muito jovem, ainda em Santos, dedicou-se com entusiasmo ao teatro amador sob os auspícios de Patrícia Galvão, a Pagu, e foi por anos parceiro do grande dramaturgo Plínio Marcos. Ao transferir-se para São Paulo, fez teatro profissional como ator, diretor, cenógrafo e trabalhou com teatro de bonecos até 1967, além de dar aulas de