Pedro Alecrim - resumo
Biografia do Autor:
António Mota, nasceu em Baião, distrito do Porto, em 16 de Julho de 1957, é escritor e professor do ensino básico e secundário português..É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil.
Já recebeu vários prémios pelas suas obras, destacando-se entre outros, o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, precisamente com o seu romance “Pedro Alecrim”, em 1990.
As minhas espectativas:
Quando vi a capa do livro li o seu título e fiz a leitura do pequeno resumo da contra capa, pareceu-me uma história interessante, e de facto á medida que o fui lendo acabei mesmo por gostar bastante do livro e fiquei com vontade de ler mais livros de António Mota.
Resumo da Obra: Este livro conta-nos a história de um rapaz chamado Pedro Alecrim e a sua vida escolar, no campo, com a família e colegas.
Pedro Alecrim era um rapaz novo que vivia no monte juntamente com os seus pais e irmãos. Habitava numa casa em que o trabalho de lavoura era a fonte de sustento.
Todos os dias partia para a escola e as vezes, questionava-se sobre a aprendizagem de determinadas matérias que o confundiam, e como ia aguentar o peso de tantos livros. Pedro não era bom aluno, mas esforçava-se nas aulas. Quando este jovem regressava a casa ia tratar do gado, apanhava a erva e distribuía-a na manjedoira dos animais e ia buscar as cabras aos campos.
O seu melhor amigo chamava-se Nicolau e juntos faziam a caminhada de casa para a escola e da escola para casa, e ate chegarem a Pragal que era a aldeia ondem viviam, tinham que andar um bom pedaço por entre campos e montes. Um dia decidiram que iriam ficar ricos e fizeram uma sociedade, iam apanhar agrioes junto a uma ribeira e depois vendiam-nos numa loja, mas tres meses depois acabou-se a sociedade porque alguem resolveu cortar os agrioes para dar ao gado.
Certo dia, o pai de Pedro