pedreiro
A construção acontece a muitos anos antes de Cristo, existem muitas construções que até hoje nem os cientistas conseguiram descobrir como foi efetuada, com tão poucos recursos, como por exemplo Stonehenge (Monumento Inglês formada por pedras), e as pirâmides do Egito. Acredita-se que além das pedras, usavam madeira, troncos de árvores para erguer as pedras e movimenta-las sobre a água ou até mesmo sobre o solo. O uso da argamassa (usada para união de pedras e usada como revestimento para proteger e reforçar as construções) é usado desde antigamente até os tempos de hoje. Antigamente não tinha o cimento, então era utilizado a argila (barro), junco (planta) e até mesmo uma mistura de conchas, areia e óleo de baleia.
Com o passar do tempo os materiais da construção civil foram se atualizando, como por exemplo, as argamassas feitas de argila e etc, foram substituídas pelo cimento que antigamente era feito de calcário e argila que misturados com água tornavam-se bem resistente, e até hoje é utilizado. E logo depois foi inventado o concreto (brita, areia, cimento e água), mais utilizado pra fazer estruturas de sustentações das obras (fundações, pilares, lajes e vigas).
Além de todos esse materiais acima citados, o ferro, vidro, cerâmica e a madeira foram e são muito utilizados até hoje. E não são apenas as tecnologias e materiais que fazem parte da construção civil, os pedreiros também, peça essencial em uma obra.
O Pedreiro tem que saber que existe um órgão do governo federal que é responsável pela organização dos trabalhos no país, que é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que produziu um documento chamado Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que estão descritas ocupações e o que é preciso para exercê-las. E em todo canteiro de obra existe as hierarquias, que são definidas também pelas cores dos capacetes, Em primeiro o Engenheiro/Aqrquiteto, em segundo os técnicos de obras, em terceiro os mestres/encarregados de