Pedras e rochas naturais
Em geologia, Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos.
Rochas são materiais constituintes essenciais da crosta terrestre, provenientes da solidificação magma ou de lavas vulcânicas, ou da consolidação de depósitos sedimentares, tendo ou não sofrido transformações metamórficas.
Da extração das rochas são obtidos blocos, agregados e pedras de construção. Nas pedras de construção estão as pedras de alvenaria, de cantaria, guias, paralelepípedos, lajotas e placas de revestimento.
CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS DE ACORCO COM FATORES GEOLÓGICOS
Eruptivas, sedimentares e metamórficas
Formadas pelo resfriamento do magma (material rochoso em fusão).
A) Intrusivas: Solidificam-se à grande profundidade do solo. Ex.: granito, diorito, gabro,etc.
B) Efusivas: Solidificam-se na superfície do solo. Ex.: riolito, basalto, diábase, etc.
São rochas estratificadas, geralmente depositadas debaixo d’água ou acumuladas através da ação do vento e do gelo
TIPOS DE ROCHAS SEDIMENTARES
Clásticas ou detríticas: Oriundas da destruição de rochas pré-existentes devido à ação de águas, ventos e geleiras (deposição de detritos). Ex.: arenito.
Precipitação química: Originária da transformação química sofrida por materiais em suspenso nas águas. Ex.: gipsita, calcário e dolomita.
Origem Orgânica (organógenas): Provêm da ação direta ou indireta de organismos ou da acumulação de seus restos (acumulação matéria orgânica). Ex.: calcário-fóssil, carvão-fóssil, turfa.
São rochas magmáticas ou sedimentares que