Trabalho sobre a pedra
Os elementos que compõe os minerais fazem parte da matéria prima da Terra, cuja estrutura está em contínua mudança há 4,6 bilhões de anos. Existem três grupos principais de minerais:
1. Origem magmática (vulcânica): Provenientes de correntes de lava que se originam no interior da Terra, sofrem uma pressão tão grande que alguns se moldam em cristais valiosos, como o diamante. Esta é a origem de alguns dos tesouros do Brasil: esmeraldas, águas-marinhas, topázios e turmalinas.
2. Origem sedimentar: Os minerais dissolvidos pela erosão se acumulam em balsões, depositados em camadas sucessivas, que ao evaporarem cristalizam. Assim são formados: a calcita, a aragonita e a gipsita.
3. Origem metamórfica: Resultam de transformações internas de rochas, devido à pressão, deslizamentos, mudanças bruscas de temperatura que promovem cristalização. As cianitas, as granadas e os epidotos são formados assim.
No planeta Terra existe cerca de 3.500 tipos de minerais, e cada um dos quais pode apresentar um numero enorme de variedades.
INTRODUÇAO
DEFINIÇAO
Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineralóides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos.
Em geral, as rochas são recursos naturais de grande importância e valor para a construção civil. Elas possuem diversos tipos de aplicações, tanto de forma estrutural e de revestimento, quanto de forma ornamental, o que é mais comum.
Para ser considerada como uma rocha, esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou