diverso
As pedras naturais constituem juntamente com as madeiras, dos mais antigos materiais de construção: um dado que pode contribuir para esta constatação resulta destes materiais poderem ser aplicados praticamente sem alteração do seu estado natural.
As primeiras habitações em pedra natural construídas pelo Homem foram as grutas destinadas à permanência por períodos prolongados. Desde as construções megalíticas até às construções actuais, a pedra tem sido o material mais usado e o de maior duração.
1.1Classificaçao Quanto à génese, as rochas classificam-se em três grandes grupos:
- Rochas magmáticas ou ígneas
- Rochas sedimentares
- Rochas metamórficas.
2.1 Rochas ígneas ou eruptivas
Da solidificação do magma resultam as rochas ígneas ou eruptivas e a sua textura depende do tamanho e da disposição dos minerais constituintes. As rochas que resultam da consolidação em profundidade designam-se plutónicas ou rochas magmáticas intrusivas
(granito, sienito) e vulcânicas ou rochas magmáticas extrusivas (basalto) se a consolidação se processar à superfície. Estas rochas são normalmente isotrópicas e homogéneas por resultarem de materiais fundidos.
2.2. Rochas sedimentares
As rochas sedimentares são formadas pela deposição de detritos oriundos da desagregação de rochas pré-existentes ou pela acumulação de substâncias orgânicas animais ou vegetais ou pela precipitação química de sais dissolvidos nas águas dos rios, lagos e mares.
Devido ao seu processo de formação, as rochas sedimentares são geralmente estratificadas.
Estas rochas são anisotrópicas por possuírem propriedades diferentes nas direcções paralela e perpendicular ao respectivo estrato.
As rochas sedimentares podem ainda classificar-se em rochas sedimentares: