materiais para construção pedras
ÁREA DE CONSTRUÇÃO
Materiais de Construção I
Docente: Anabela Mendes Moreira
PEDRAS NATURAIS
1. Introdução
As pedras naturais constituem juntamente com as madeiras, dos mais antigos materiais de construção: um dado que pode contribuir para esta constatação resulta destes materiais poderem ser aplicados praticamente sem alteração do seu estado natural.
As primeiras habitações em pedra natural construídas pelo Homem foram as grutas destinadas à permanência por períodos prolongados. Desde as construções megalíticas até às construções actuais, a pedra tem sido o material mais usado e o de maior duração.
Figura 1 – Construção tradicional portuguesa em pedra – casa beirã.
2. Origem geológica
Como rocha entende-se o agregado natural formado por um ou mais minerais que constitui parte da crosta terrestre (figura 2) e pode ser nitidamente individualizado. As pedras são rochas que se apresentam no estado sólido e com dimensões macroscópicas, o petróleo e a areia são exemplos de rochas que não incorrem na designação de pedras.
Pedras Naturais
1/48
Materiais de Construção I
Docente: Anabela Mendes Moreira
Figura 2 – Corte transversal da Terra.
Os minerais formativos das rochas são compostos por silício, alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio e magnésio, combinados com oxigénio, apresentando-se normalmente sob a forma cristalina.
! #
"
$
Si
Al
Fe
Ca
Na e K
Mg
Oxigénio
Outros
Figura 3 - Composição, em termos percentuais, dos minerais que formam as rochas.
Quanto à génese, as rochas classificam-se em três grandes grupos:
- Rochas magmáticas ou ígneas
- Rochas sedimentares
- Rochas metamórficas.
O magma existente no manto da Terra, ao entrar em contacto com a atmosfera sofre um arrefecimento, consolidando-se e formando a rocha ígnea, desta forma, as rochas ígneas teriam sido as primeiras a formarem-se. As rochas ígneas passaram a estar expostas à acção física, química e