Pedras De Revestimento
Mármore poroso
Os mármores porosos como travertinos e limestones são classificadas "rochas carbonáticas" e, em geral, compostos por minerais calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio). Essas pedras, em especial as com rugosidade são mais sensíveis às substâncias agressivas, principalmente as ácidas, se comparadas aos granitos e quartzitos. Usados em pisos, paredes e bancadas.
Granito não polido
Os granitos são rochas silicáticas, ou seja, compostas por silicatos (grupo de substâncias que combinam sílica, água e óxidos metálicos). A enorme diversidade de cores e padrões destas pedras se deve às composições diversificadas (silicatos de cálcio e/ou de potássio, sódio, ferro, magnésio e de outros). Tais rochas são mais resistentes a choques e abrasivos que os mármores e as ardósias.
Miracema
Em termos técnicos, as pedras Miracema são gnaisses (composto por minerais como mica, quartzo e feldspato), um tipo de granito foliado. São bastante utilizadas como lajotas rústicas e resistem bem a choques mecânicos e intempéries e, por isso, são instaladas em áreas externas, como calçadas e jardins.
São Tomé, Goiás, Luminária e Pedra Mineira
São Tomé, Goiás, Luminária e Pedra Mineira são quartzitos foliados (rochas compostas essencialmente por quartzo), todas com semelhanças geológicas, mas que recebem nomes diferentes conforme a localidade de onde são extraídas. Os quartzitos são mais duráveis que os granitos e por propagarem pouco calor e serem antiderrapantes e absorventes são usadas em beiras de piscinas e áreas de lazer.
Ardósia
As ardósias também são rochas silicáticas, porém muito ricas em um mineral chamado mica (malacacheta). Este elemento facilita e permite que esse tipo de pedra se separe em folhas, obtendo assim placas muito finas, com cerca de cinco milímetros. A ardósia é encontrada em três cores: preta, verde ou cinza e é indicada para o uso em ambientes internos.
Canjiquinha