Pedir ajuda
O objetivo de estarmos reunidos para a preparação da CRISMA é mais do que uma simples visão doutrinária da Igreja. É um desejo de caminhar juntos, transpondo o que nos desune para formarmos. Comunidade
Geralmente, a prática religiosa que o jovem traz de casa é uma “prática convencional”, algo para determinados momentos, uma RELIGIÃO-REMÈDIO.
Todos jovem, mesmo dizendo ser descrente, é sensível a uma sociedade mais justa, a um mundo mais irmão, a um Deus de amor, a uma religião que o ajude a caminhar.
E, agora, podemos perguntar: Desde quando o jovem atua no Reino de Deus?
De antemão poderíamos afirmar que faz pouco tempo. Mas, se formos analisar a História do povo de Deus e da Igreja, vemos jovens que contribuíram intensamente para sua realização: SAMUEL, SALOMÃO, MARIA, JESUS CRISTO, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SÃO DOMINGOS SÁVIO etc.
Mas hoje, a Igreja, mais do que nunca, reforça esse apelo á juventude e vê nos jovens uma esperança para a IGREJA e para o MUNDO.
“A Igreja confia nos jovens. Eles são a sua esperança. A Igreja vê na juventude da América Latina um verdadeiro potencial para o presente e o futuro da sua evangelização.” (Puebla 1186)
Através de Puebla, a Igreja faz a sua opção decisiva em favor da juventude; cabe a nós, jovens, não decepcionar a confiança em nós depositada.
A CRISMA tem este objetivo: fazer com que o CRITÃO assuma com coragem o seu papel _ na Igreja _no mundo.
Portanto, desempenhemos o nosso papel em todos os ambientes que frequentamos: FAMÍLIA, IGREJA, ESCOLA, TRABALHO...
As palavras do papa em Monza, no ano de 1983, reforçam este apelo da Igreja, para que a CONSTRUÇÃO DA NOVA SOCIEDADE se dê a partir da ação da juventude:
“ Jovens!
Ajudai a construir uma sociedade