Pedir ajuda
Quando trabalhava na empresa Onpenline Portugal sempre tive a necessidade de comunicar com várias pessoas sendo elas de classe média, média alta ou classe alta, para a realização dos meus trabalhos no dia dia. Percebo a necessidade de adequar a linguagem e postura correta conforme a necessidade e situação.
A comunicação interpessoal é tudo o que fazemos na relação com o outro, tudo o que sentimos e exprimimos. A nível profissional é um bem fundamental para a realização de um negócio.
Na relação com o outro devo começar por conhecer-me, saber ao pormenor até onde pretendo ir, perceber quais os meus pontos fortes e fracos, conhecer a outra pessoa, e tentar obter o maior número de informações necessárias sobre a sua formação académica, cargo, necessidades e estilo de comunicação da outra pessoa.
Quando tive a necessidade de comprar o meu carro fiz uma pesquisa de mercado, procurando sempre um que preenche-se as minhas exigências em relação qualidade/preço.
Neste processo negocial era necessário escutar e fazer perguntas, se estiver a negociar com pessoas de cultura diferente, não violar as suas culturas.
Se pretender algo, terei que estar preparado para retribuir, a negociação é uma troca de interesses, procurando satisfazer ambas as partes interessadas.
Quando fiz a minha primeira negociação, tive sempre em atenção de avaliar os pontos fortes e fracos do vendedor, para poder tirar o melhor partido para o meu negócio. Nunca ceder sem alcançar o objetivo principal, o poder de negociação aumenta sempre que se faz uma concessão, assim como: eu estou disposto a reduzir o meu preço, mediante um contrato de fidelização anual.
Desenvolver estratégias para simplificar a negociação, de modo a que não seja necessária a intervenção de um mediador.
Na negociação existem instrumentos auxiliares fundamentais, tais como: assertividade, é ser direto honesto e respeitoso ao interagir com os outros, a postura/ linguagem corporal, os gestos devem ser