Pedir ajuda
Mariana da Silva Gouveia1, Maria do Socorro Paz e Albuquerque2
RESUMO
Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.
Palavras-chave: concepção de leitura, ensino fundamental, decodificação
ABSTRACT
This work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres.
Keywords: concept of reading, elementary education, text decoding
INTRODUÇÃO Os estudos sobre a transposição didática de conhecimentos – aqui denominada de didatização de saberes – possibilitam refletir acerca da relação teoria e prática e sobre saberes docentes em campo de atuação profissional. Esses estudos apontam para a necessidade de discussão e de compreensão de como ocorrem as mudanças num dado saber teórico quando ele passa a ser objeto de ensino/aprendizagem em sala de aula e