Pediculose
Sinônimos: Bilharzíase; Febre de Katayama; Coceira de nadador
Esquistossomose é a infecção causada por um tipo de parasita Schistosoma.
Causas
Você é infectado pelo schistosoma através do contato com água contaminada. O parasita que está em seus estágios infecciosos é chamado de cercária. Ele nada livremente em corpos d''água abertos.
Em contato com seres humanos, o parasita entra pela pele, amadurece até o próximo estágio (esquistossômulo), depois migra para os pulmões e fígado, onde amadurece na forma adulta.
O verme adulto então migra para sua parte preferida no corpo, dependendo da sua espécie. Essas áreas incluem a bexiga, reto, intestinos, fígado, sistema venoso portal (as veias que carregam sangue dos intestinos para o fígado),baço e pulmões.
A esquistossomose não é normalmente observada nos Estados Unidos. É comum em muitos países tropicais e subtropicais em todo o mundo.
Exames
O médico ou enfermeiro irá examiná-lo. Os testes a serem realizados incluem:
Teste de anticorpos para verificar sinais de infecção
Biópsia do tecido
Hemograma completo (CBC) para verificação de sinais de anemia
Contagem de eosinófilos para medir o número de determinadas células brancas
Testes de função renal
Testes de função hepática
Exame de fezes para observar ovos de parasitas
Urina tipo I para observar ovos do parasita
Mais sobre Esquistossomose
Consulte seu médico se desenvolver sintomas de esquistossomose, especialmente se tiver viajado para áreas tropicais ou subtropicais onde exista a doença ou se você tiver sido exposto a corpos d''água contaminados ou suspeitos.
Sintomas de Esquistossomose
Os sintomas variam dependendo da espécie de verme e da fase de infecção.
Infestação severa (muitos parasitas) pode ocasionar febre, calafrios, aumentos dos nódulos linfáticos e aumento do fígado e baço.
A invasão inicial da pele pode causar coceira e erupção cutânea (coceira de nadador). Nesta condição, o esquistossoma é destruído dentro